Foto: Nti Uirá
Sou Mariane Riani, formada em enfermagem e com especialização em enfermagem obstétrica. Atuei como enfermeira desde o ano em que cheguei no Vale do Capão (2012) até o nascimento do meu segundo filho no início de 2017. Trabalhei também como parteira, em uma equipe de parto domiciliar, entre 2014 e 2017.
Minha vida começou a se estreitar com a vida de outras mulheres quando me tornei mãe. Meu olhar mudou, fiquei atenta a mim como mulher, quase esquecida, e daí por diante atenta às mulheres que eram esquecidas e se esqueciam no meio da delícia e do caos que pode ser a maternidade.
Com o nascimento do meu segundo filho me reaproximei da arte, que me acompanha desde menina, como mais uma profissão: a fotografia. E não poderia dedicar esse trabalho a outro ser se não às mulheres.
Trabalhar com a autoestima delas é trabalhar com o surgimento ou ressurgimento do amor próprio, é dar ferramentas para que elas descubram ou redescubram sua força e sua potência, não apenas pelo resultado final da imagem, mas também pela entrega e pela coragem de se expor, de corpo e alma, ao olhar de outra pessoa.